
Transportar carga pesada é um dos pontos mais complexos e que exige mais cuidados no setor da logística. O frete com cargas pesadas oferece uma série de desafios para a transportadora, por isso é importante ter cautela na hora de lidar com esse tipo de transporte, garantindo assim a segurança da carga e também da frota e do motorista.
O transporte de carga pesada é diferenciado justamente por aumentar os riscos e exigir mais perícia do motorista. Por isso é importante ter em mente os diferentes cuidados necessários na estrada ao lidar com esses fretes.
O que é considerada uma carga pesada?
A primeira coisa que precisamos entender é o que configura uma carga pesada. Para pessoas comuns, qualquer tipo de carga pode ser considerado pesada, afinal, o caminhão carregado pesa toneladas. Mas no ramo técnico, quando falamos nesse tipo de frete, existe mais do que simplesmente a consideração do peso final.
A primeira coisa que deve ser considerada é que o transporte de carga pesada também é chamado de transporte de indivisíveis e excepcionais. Ou seja, como o nome indica, transportar carga pesada consiste em objetos que não podem ser divididos e são diferentes das cargas comuns.
Depois temos o peso em si, que é considerado de “grande esforço” para os veículos. É considerado carga pesada fretes como:
Grandes motores (marítimos, aeronáuticos e industriais);
Equipamentos elétricos de grande porte, como transformadores;
Vagões;
Guindastes;
Máquinas de uso industrial e agrícola, incluindo tratores, colheitadeiras, etc…
Veículos, embarcações e aeronaves;
Cenários ou palcos de espetáculos;
Máquinas e peças de uso industrial ou da construção civil;
10 Dicas para transportar carga pesada
Confira algumas dicas para que a transportadora possa levar carga pesada de forma segura e eficiente!
1- Entenda as dificuldades desse tipo de transporte
A carga pesada exige muito mais cuidado por parte do caminhoneiro. Por ser um objeto de difícil transporte, o risco de acidentes é elevado. Infelizmente, como quem trabalha nas estradas bem sabe, a situação das rodovias no Brasil não é das melhores. Existem muitos trechos que apresentam riscos até mesmo para os veículos pequenos.
Para a empresa de gestão de transportes garantir uma jornada tranquila, é necessário se preparar para esses trechos.
2- Fique de olho na burocracia e na legislação
A burocracia é outro problema que cerca o setor da logística no Brasil. Quando lidamos com a carga pesada, essa burocracia está lá, sempre exigindo vários documentos e licenças. Com isso em mente, a transportadora precisa garantir que está sempre em dia com esses documentos e com as exigências da legislação.
Isso vai evitar problemas no caminho do transporte, além de também ajudar a economizar dinheiro da transportadora e do cliente.
3- Mantenha a frota sempre atualizada
A principal força de uma transportadora está nos seus caminhões. Por isso a frota precisa estar sempre em dia. Ao transportar carga pesada esse cuidado é ainda mais necessário, já que os veículos precisam estar em condições perfeitas para evitar riscos e acidentes.
Também é necessário ter diferentes opções de veículos, já que cada tipo de carga pesada pode exigir um caminhão com especificações diferentes.
4- Saiba adaptar todos os veículos
Ao transportar carga pesada é necessário prestar atenção em muito além do caminhão. É preciso também entender as diferenças entre as carretas, amarras e todos os outros dispositivos que estão diretamente ligados ao transporte.
Utilizar os acessórios e equipamentos corretos faz toda a diferença na hora de lidar com o transporte das cargas pesadas.
5- Fique de olho no planejamento do itinerário
Lembra como falamos dos riscos das estradas brasileiras? É exatamente isso que é necessário evitar ao planejar o itinerário da carga. É preciso pensar em todo o caminho que o caminhão vai percorrer, evitando áreas com riscos estruturais.
Cargas altas também precisam evitar áreas com túneis e viadutos baixos. Também é preciso pensar nos pontos de paradas. O ideal é sempre buscar pelo caminho mais curto, mas sem deixar de lado essas configurações.
6- Faça a distribuição correta do peso na carreta
Qualquer carga precisa ser bem distribuída na carreta para evitar a desestabilidade do caminhão e possíveis acidentes. Ao transportar carga pesada, essa distribuição precisa ser ainda mais bem pensada, já que pode causar tombamentos e outros acidentes.
7- Capacite a equipe que irá atuar no transporte
Todos que estarão envolvidos no carregamento e no transporte precisam estar capacitados para lidar com as cargas pesadas, incluindo o motorista do veículo. Transportar carga pesada é mais complicado do que transportar cargas simples e por isso exige o conhecimento especializado dos envolvidos.
8- Tenha ciência dos gastos e dificuldades financeiras
O transporte de carga pesada exige mais gastos do que o transporte de outros fretes. Além de exigir muito mais combustível, há um maior desgaste das peças. Por isso é importante saber identificar esses gastos para poder precificar de forma melhor o frete.
9- Rastreie o transporte
Atualmente o rastreio de carga é algo muito comum no setor. Apesar da menor chance de roubo, devido ao tamanho da carga, não se deve ignorar a importância do rastreamento do transporte.
Isso ajuda a garantir a segurança do motorista, da carga e também pode ajudar a encontrar soluções para alguns problemas de forma mais rápida.
10- Conte com uma empresa profissional e especializada
Se você precisa transportar carga pesada e está procurando por uma empresa para realizar esse procedimento, conte com quem entende do assunto.
A Tranquilo Reis possui profissionais altamente treinados e oferece para todos os seus clientes uma logística eficiente e com satisfação total! Quer a melhor gestão de transporte? Faça a sua cotação com a Tranquilo Reis!
Commentaires