Você já parou para pensar na importância do transporte de cargas? Tirando o setor da prestação de serviços diretos, todas as outras áreas de todas as indústrias dependem (e muito) do transporte de cargas. Mas você sabe quais são os tipos transporte de cargas praticados no Brasil?
Pense que uma fábrica, para produzir qualquer tipo de produto, precisa inicialmente receber matéria prima. Essa matéria prima chegará através do transporte de carga.
Depois que o produto estiver pronto, ele precisa ir para um ponto comercial, ou então direto para o consumidor final. Isso também é feito através do transporte de cargas.
Ou seja, o transporte, em todos os seus níveis, é a base para grande parte da economia e representa uma grande influência até mesmo no PIB brasileiro. Até mesmo as compras no mercado são afetadas por esse setor.
A importância desses transportes também exige planejamentos mais complexos a fim de otimizar todo o caminho realizado pela transportadora. Esse planejamento é chamado de operação logística.
O que é a logística

Na base do transporte de cargas está a logística. Isso porque o transporte não tem como ser feito de forma direta, de ponto A ao ponto B, sem nenhum tipo de planejamento.
Mara maximizar o uso dos veículos de frete e conseguir alcançar todos os lugares do Brasil, uma operação logística precisa traçar rotas precisas e que agilizem a entrega, sem perder em alcance e qualidade do serviço.
É preciso então que todo o transporte seja feito pensando na melhor forma de carregar o maior número de objetos em um mesmo veículo, sem desviar muito da rota.
Não apenas isso, mas a logística também deve ser pensada em relação à depósitos, organização de despache e até mesmo em como certos produtos são embalados para poderem ser enviados.
Toda a operação logística deve ser pensada a fim de ajudar as empresas e favorecer os clientes, nunca para atrapalhar a cadeia de suprimentos estabelecida pelo mercado.
Tipos de transportes de cargas

Existem diferentes tipos de transportes de cargas. Para dentro do território nacional, a grande maioria é feita através de veículos rodoviários, principalmente os caminhões de diferentes portes.
Com isso em mente, existem diferentes transportes que podem ser realizados por esses veículos. Conheça quais são os principais.
Transporte de carga geral
Esse é o tipo mais comum de transporte de cargas. Essa é a modalidade em que não há a necessidade de veículos especiais ou procedimentos diferenciados, nem para o transporte e nem para o armazenamento do produto.
Ou seja, esses são os transportes de cargas simples, não voláteis, não perecíveis e que não possuem riscos de frete e armazenamento.
Produtos industrializados, produtos farmacêuticos, materiais de construção, algumas matérias primas, líquidos envasilhados e produtos químicos sem risco à saúde estão entre os exemplos mais comuns desse tipo de carga.
Transporte de encomendas

O transporte de encomendas também é um tipo muito comum desse setor. Porém, ele funciona de uma forma mais específica do que as outras modalidades.
Na maioria dos transportes de cargas, é feita uma movimentação de depósito a depósito. Já nos transportes de encomendas, tanto a coleta do produto quanto a entrega são diferenciadas.
O produto deve ser pego de uma loja ou fábrica e entregue nas mãos dos clientes. Por isso, é necessária mais atenção na parte administrativa do frete, além de uma logística também para a distribuição final das cargas.
Outro ponto de destaque nesse tipo de transporte é o cuidado com o prazo e também com a preservação da carga.
Transporte de cargas perigosas

Como o nome deixa bem claro, esse é o tipo de transporte de cargas consideradas perigosas, tanto no quesito transporte quanto no armazenamento. São coisas como produtos químicos nocivos à saúde, combustíveis e mais.
As transportadoras que atuam com esse tipo de carga precisam seguir regras rigorosas do Código Brasileiro de Trânsito, que determina como deve ser feita a armazenagem e transporte desse tipo de material.
Transporte de cargas frigoríficas
Nessa modalidade é necessário ter depósitos e veículos de transporte com capacidade de refrigeração. Nesses casos são transportadas cargas perecíveis e que podem estragar se não forem mantidas na temperatura ideal.
Entre os transportes mais comuns nesta modalidade está o de carnes de diversos tipos.
Outro ponto fundamental nesse tipo de transporte de cargas é a limpeza e higienização do veículo e dos depósitos.
Frete de carga completa e carga fracionada

O frete é uma modalidade muito comum de transporte. Existem dois tipos distintos dessa atividade, o frete de carga completa e de carga fracionada.
A carga completa é quando um caminhão é totalmente alugado para o transporte de uma única mercadoria ou de várias por um único cliente.
A carga fracionada está no oposto desse método. O caminhão é dividido entre várias pessoas e empresas com produtos para diferentes destinos finais.
Para o melhor transporte de cargas do Brasil, conte com a Tranquilo Reis! Faça uma cotação com a gente.

Comments