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Panorama do transporte no Brasil



Em 2018 tivemos uma das maiores greves de caminhoneiros do Brasil e ela mostrou algo muito importante sobre o transporte de carga nacional: O transporte no Brasil é feito em sua grande maioria por caminhões. Cerca de 60% do transporte de carga no país é feito por rodovias, o que torna esse modal o mais importante para o abastecimento de cidades.

Mesmo com toda essa importância, o transporte rodoviário ainda sofre bastante com problemas que já são considerados velhos, mas que parecem nunca ter solução. O atual panorama do transporte do Brasil continua sendo o mesmo dos anos passados, mas felizmente há algumas mudanças que poderão trazer um maior alívio para o setor.

Confira mais sobre como está a atual situação do transporte no Brasil e algumas das coisas que podemos esperar para o futuro.


O Transporte no Brasil – Quais as principais dificuldades?


Não podemos falar do panorama do transporte de cargas no Brasil sem citarmos as principais dificuldades do setor, que já perduram por muito tempo e se mostram bastante resilientes.


As condições da estrada


A malha viária brasileira possui condições bem abaixo do satisfatório. A maioria das estradas federais foram projetadas durante as décadas de 50 e 70 e desde então não tiveram nenhuma melhoria em sua estrutura.

Esse é um efeito bem fácil de ser notado em estradas do norte e nordeste, onde algumas nem mesmo possuem asfalto. Já onde o asfalto está presente, os caminhoneiros sofrem com buracos e com a falta de sinalização.

Isso tudo oferece riscos imediatos para o caminhão, para o caminhoneiro e para a carga. Esses riscos aumentam consideravelmente o preço do transporte, porque é necessário compensar pelas perdas que acontecem durante o caminho.

Com as péssimas condições da estrada, os acidentes são bem comuns e em alguns casos geram prejuízos elevados. Muito se perde em termos de carga por causa das condições das estradas brasileiras.


Segurança da carga e do motorista


No Brasil, o roubo e carga se tornou um crime comum em todos os estados, principalmente no Sudeste. Esses roubos não apenas causam prejuízos, mas podem até mesmo evitar a entrega para determinadas áreas.

Dados de 2017 apontam que o Brasil é o sexto país mais perigoso para o transporte de carga. Durante esse período, o país estava atrás de áreas em conflito no oriente médio. ,


Custo de operação


O estado, para diminuir a carga monetária para melhorar as estradas, vem privatizando diferentes rodovias estaduais. Enquanto a privatização resolve parte do problema estrutural, ela cria outro: o custo para trafegar nos setores concessionados.

O alto número de pedágios nas rodovias é uma das principais reclamações dos caminhoneiros e um dos fatores que mais pesa na hora de calcular fretes e precificar o transporte de cargas. Uma das principais reivindicações dos grevistas de 2018 era o alto custo dos pedágios.


Burocracia em diversos pontos


O transporte no Brasil também sofre bastante com a burocracia, com os muitos documentos que são necessários para que a carga saia de um ponto e chegue a outro.

Esse procedimento acaba causando um grande atraso, o que consequentemente causa mais gastos em toda a linha de produção e entrega.


Transporte no Brasil se recupera aos poucos


Em julho do ano passado, a Confederação Nacional de Transporte (CNT) divulgou a pesquisa sobre o Desempenho do Setor. A CNT mostrou que durante o ano de 2018 o transporte no Brasil teve uma desaceleração, sendo atingido pelas crises que acometem os outros setores.

No primeiro trimestre de 2019, o crescimento do PIB do Brasil foi de 0,5%, e o do transporte, 0,2%. Nos primeiros três meses de 2014 (período pré-crise financeira), os percentuais eram 3,5% e 5%, respectivamente.

“O transporte reflete a economia brasileira. O crescimento econômico está muito aquém do que o Brasil precisa. E o nosso setor fica na mesma situação. Afinal, transportamos aquilo que é produzido”, diz o presidente da CNT, Vander Costa.

Durante o final de 2019 até o começo de 2020 o setor voltou a demonstrar recuperação, mostrando força e resiliência às crises. Com isso, podemos esperar que o setor continue se recuperando durante o resto de 2020, mas ainda assim sendo afetado por problemas financeiros na macro economia.


O que esperar para o futuro próximo no transporte no Brasil?


Enquanto as situações das estradas e a segurança continuam sendo um problema grave para e que não demonstram ter resultado próximo, existem algumas melhorias que podem ajudar bastante e que estão aos poucos sendo implementadas.

Inicialmente, vemos um crescimento no interesse do governo pela diminuição da burocracia e da quantidade de documentos necessários no transporte de carga. Um desses exemplos é o Documento de Transporte Eletrônico (DTe), ele funcionará como uma validação digital dos muitos documentos que precisam ser emitidos e carregados atualmente.

Estima-se que esse sistema vai fazer com que se gaste menos tempo na estrada e nos postos de fiscalização, barateando o custo de certos transportes e garantindo um fluxo muito melhor para todo o setor.

Há também avanços em tecnologias para aumentar a segurança da carga em caso de roubo e de extravio, dando mais segurança para todas as partes.

A Tranquilo Reis se mantém na vanguarda do setor de transporte, sempre garantindo para os nossos clientes as melhores soluções em gestão de transporte e logística.

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