
O transporte de produtos de todos os tipos e de vários setores está na base da grande maioria dos comércios. Sem o transporte, os produtos não podem ser entregues de forma adequada e isso acaba inviabilizando toda a cadeia de suprimento. Essa entrega é feita através de uma operação logística que deve ser eficiente e prática.
Quando lidamos com um negócio relacionado ao comércio de médio e grande porte existem muitos fatores que devem ser pensados.
Um dos pontos principais a serem planejados é a entrega dos produtos.
Esse é um dos pilares para garantir que todo o relacionamento com o cliente seja cumprido com as expectativas. Mas com tantas coisas a serem pensadas e organizadas, fica difícil determinar como será toda a operação logística da empresa.
Nessas horas, muitas companhias decidem terceirizar esse serviço. Mas para uma terceirização de logísticas eficiente, é preciso primeiro entender a diferença entre frete e operação logística.
Apenas terceirizar o “frete” não é o suficiente para descarregar o trabalho que a empresa tem para entregar o produto ao cliente, afinal, o frete é apenas uma etapa da logística como um todo.
Diferença entre frete e operação logística
Primeiro, precisamos entender o que é exatamente o frete. O frete consiste em contratar um veículo para levar uma mercadoria ou produto de um ponto ao outro. Ou seja, ao terceirizar apenas o frete, será realizado o transporte do ponto inicial ao ponto final.
Mas quem realiza a entrega de produtos sabe que existe muito por trás de apenas colocar o objeto do caminhão e despachar. Muitas empresas de frete possuem sua própria logística para garantir segurança e agilidade em todas as suas entregas.
O frete possui um caráter mais “afastado” da empresa contratante, não estando diretamente ligada à cadeia de suprimentos.
Já a operação logística inclui todos os procedimentos que são necessários para a entrega do produto, o que inclui também o serviço de frete.
A empresa que realiza a operação logística oferece soluções como o cálculo de frente, deslocamento e organização dentro dos depósitos de armazenamento, entrega para o cliente, planejamento de rotas, recebimentos de mercadorias que são entregues/devolvidas e até mesmo a solução de problemas durante o procedimento de entrega.
Nem todas as empresas que trabalham com operação logística possuem frota própria. Nesses casos eles contam com contratos com diferentes transportadoras ou contratos para melhores negociações com os Correios.
Já as que possuem frota própria também são responsáveis pelo treinamento de seus colaboradores e manutenção de equipamentos e dos veículos.
Cada uma dessas modalidades possui suas vantagens e seus pontos de ressalva.
As vantagens do frete
O frete é uma operação mais desligada de toda a cadeia de suprimentos da loja, comércio ou fábrica. Por isso, existe a vantagem de você poder contar com diferentes contratos entre diferentes empresas.
Essa versatilidade permite procurar por preços mais competitivos caso uma entrega acabe ficando muito cara. A possibilidade do contrato com múltiplas transportadoras também ajuda em momentos em que há o aumento de pedidos e de entregas.
Porém, essa versatilidade vem ao custo da competitividade. Enquanto esse “desligamento” da cadeia de suprimento pode ser versátil, uma relação mais próxima pode ajudar na hora determinar melhores estratégias, além de ter um suporte mais rápido.
Por fim, há o problema das atividades que não são afetadas pela empresa de frete. Como a organização e movimentação dentro do depósito.
Caso a ideia seja terceirizar o transporte para diminuir o quadro de funcionários e as atividades administrativas da empresa, apenas com o frete essa diminuição não é tão significativa.
As vantagens da operação logística
No outro lado, temos a operação logística, que apesar de ser mais complexa e exigir mais cuidados, também traz importantes vantagens para quem decide confiar nesse tipo de serviço.
A Operação Logística, por ter uma aproximação muito maior com o cliente, pode oferecer soluções mais completas de ponta a ponta e que se encaixam perfeitamente com o que o comércio precisa e busca em um parceiro.
Além disso, a organização dentro do depósito, cálculo dos fretes e despacho dos produtos de maneira ordenada alivia consideravelmente os procedimentos que acabam ocupando os funcionários da empresa.
A empresa de operação logística faz parte da cadeia de suprimentos de seu cliente e por isso se desenvolve e cria novas estratégias junto às novas perspectivas do mercado.
Essa é uma situação de parceria em que ambos crescem juntos. Porém, é fundamental contar com uma empresa com experiência e que atenda todas as necessidades de seus clientes.
Essa relação próxima faz da operação logística um ponto muito importante e que não pode apresentar nenhuma falha.
Para isso, a melhor solução é contar com a Tranquilo Reis, uma empresa com mais de 20 anos de experiência e que oferece soluções logísticas para pessoas físicas e jurídicas.
Quer ter as melhores soluções para o seu negócio? Entre em contato com a gente e faça uma cotação.
Comments